Aromaterapia é uma forma natural de cura que utiliza-se dos óleos essenciais(O.E) obtidos das plantas. Os O.E. são extratos vegetais altamente concentrados que contém hormônios, vitaminas e antibióticos.
Eles são a força da vida e a energia - podendo-se até dizer que são o espírito e alma das plantas- a forma de energia vegetal mais concentrada.
Os óleos essenciais desempenham papel importante na Bioquímica das plantas, sendo responsáveis por suas fragrâncias. Eles condensam as forças vitais e espirituais das plantas, em uma forma material. Por isso os aromas agem em diversos níveis dos seres humanos.No plano físico agem no nível biológico fortalecendo as defesas naturais do corpo. Seus componentes químicos penetram nos tecidos e na corrente sanguínea e agem conforme suas propriedades: estimulante, calmante, anti-séptico etc.
Pode ainda curar as doenças mais comuns. Eles agem também em níveis mais sutis - como energético, emocional e mental - sendo um meio de comunicação direta homem-planta no plano energético e espiritual. Os impulsos elétricos são gerados no campo emocional (o medo, prazer etc).
Os aromas estão diretamente ligados na memória; as lembranças olfativas são muito claras e precisas.O sentido do olfato age principalmente no nível subconciênte; os nervos olfativos estão ligados diretamente ao cérebro à parte mais primitiva deste, o sistema límbico, responsável pelos mecanismos viscerais comportamentais, afetando diretamente os sistemas digestivos e sexual e o comportamento emocional.A reação do cérebro ao cheiro é praticamente a mesma reação ligada ás emoções.Aromaterapia pode ser usada como tratamento preventivo, assim como os chineses vêm fazendo com acupuntura. Alguns métodos levam os óleos essenciais até o sistema sanguíneo: inalação, banhos, compressas, ingestão e os diversos tipos de massagem que além de excelente terapia são altamente relaxantes.
Conheça os benefícios da Lavanda